Política

UPB inicia pomposo evento no Vila Galé de forma discreta

Publicado em 06/12/2016, às 13h35   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Resultado de imagem para quiteria bocaonewsA União dos Municípios da Bahia (UPB) iniciou nesta terça-feira (6) o 5° Encontro de Prefeitos no Vila Galé Marés em Guarajuba. O luxuoso evento reúne os gestores atuais e os eleitos para iniciar o mandato em 2017.

O objetivo, segundo nota publicada no site oficial da entidade, é orientar atuais e novos prefeitos para a transição municipal, contribuir para a discussão do mandato 2017/2020 e fortalecer o diálogo entre as três esferas do poder (municipal, estadual e federal).

Com pouca divulgação, diferente das edições anteriores, a ‘confraternização/seminário’ foi aberta pelo governador Rui Costa na manhã desta terça. O gestor afirmou que “o Brasil vive a pior crise econômica, política e institucional dos últimos 50, 60 anos. Temos que trabalhar juntos pela solução da crise no nosso país”.

De acordo com Rui, todos os eleitos receberam uma tarefa, “uma responsabilidade, que é a de executar tudo o que nos comprometemos com o nosso povo, seja na saúde, na educação ou na infraestrutura, em todas as áreas".

O evento segue nos próximos dois dias. Rui Costa destacou ainda que “pelas dificuldades que o país enfrenta, é necessário muito esforço, muita calma e muita dedicação para tocar os municípios. Eu desejo toda a sorte do mundo aos prefeitos".

Na oportunidade, o governador reiterou que as equipes do Poder Executivo Estadual estarão sempre à disposição dos prefeitos para ajudá-los a superar as dificuldades econômicas e promover o desenvolvimento econômico e social nos municípios e nas regiões onde eles se encontram.

“O encontro está consolidado e já faz parte da agenda dos gestores públicos baianos. Planejar é minimizar riscos e enxergar oportunidades. Nessa Escola de Gestão vamos mostrar melhores práticas, compartilhar dificuldades e, juntos, pensar em soluções”, prevê a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria.

Eleição

Em janeiro acontece a eleição para a nova diretoria da entidade. Quitéria, que não fez o sucessor em Cardeal da Silva, tenta costurar alguma aliança com os postulantes para manter, ao menos, uma zona de influência.

Em entrevistas recentes, a atual presidente, já externou que pretende pleitear uma cadeira em um dos tribunais contas. No entanto, uma candidatura ao parlamento estadual ou federal é mais provável e neste sentido é importante para ela ter prefeitos que possam “transferir” votos para impulsioná-la.

No momento, Eures Ribeiro (PSD), prefeito reeleito em Bom Jesus da Lapa com 76% dos votos válidos, é o único candidato posto. Tem o apoio do senador Otto Alencar que preside o partido na Bahia. José Ronaldo, prefeito reeleito em Feira de Santana, é um nome especulado pelo DEM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp