Política

Repatriação garantiu suplementação do judiciário e do MP, diz Rui

Publicado em 23/12/2016, às 14h21   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A garantia dada pelo presidente Michel Temer (PMDB) de enviar para os estados o dinheiro da repatriação fez o governador Rui Costa (PT) organizar o recebimento da verba e canalizar para onde ela será gasta. Na quinta-feira (22), na Concha Acústica, o petista afirmou que as cifras ajudarão no funcionamento das instituições, ao tempo que garantiu a suplementação orçamentária do judiciário e do Ministério Público.

“Ele vai ser usado para funcionamento das instituições. Tivemos, como foi no ano passado, que suplementar o judiciário, suplementar o Ministério Público, pois senão elas não pagariam o salário de dezembro e o décimo terceiro. O ano passado foi assim e esse ano também. Nós fizemos o esforço adicional. Esse dinheiro ajudou nisso. As duas instituições, com o orçamento integral, não conseguiriam cobrir essas despesas”, disse.

A repatriação de recursos ativos é uma modalidade criada pelo governo Federal para garantir a brasileiros que possuem contas no exterior e não declaram os recursos, tenham a oportunidade de regularizar o serviço pela Receita Federal. A lei da repatriação de recursos também foi criada no Brasil para elevar a arrecadação do governo. As primeiras parcelas desses recursos serão divididos entre os Estados e município.

VERBAS FEDERAIS – Em conversa com Bocão News, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, confirmou atrasos de verbas federais referentes a obra do metrô em Salvador, mas foi categórico ao afirmar que a construção não vai parar por falta de recursos.

Acontece que o atraso não tem atingido só a mobilidade. Questionado sobre a situação, o governador Rui Costa (PT) citou a Saúde como um exemplo de setor que estava com o dinheiro para repasse atrasado.

“O recuso federal tem atrasado em várias áreas e isso força o Estado a antecipar o fluxo para poder manter os serviços funcionando. Ou seja, já tá difícil andar e ainda mais o esforço adicional de botar sempre uma semana, quinze dias, um mês um dinheiro para esperar o dinheiro federal chegar. Não vou tripudiar sobre isso. O País precisa retomar para que a gente tenha o fluxo normal de investimento”, disse. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp