Política

Gasolina pode aumentar, diz presidente da Petrobras

Publicado em 26/07/2011, às 17h28   Redação Bocão News



O presidente da Petrobras, o baiano Sérgio Gabrielli, não descarta a possibilidade de o preço da gasolina e demais derivados do petróleo reajustado se o preço do petróleo se mantiver no nível atual. Conforme ele, caso se configure uma determinada estabilização do preço do petróleo no plano internacional, será necessário ajustar os preços do petróleo e dos seus derivados no mercado interno.

Ele disse que ainda não está claro se o atual patamar de preços será mantido". Segundo ele, a capacidade de produção de gasolina no país já chegou a seu limite e a demanda pelo combustível aumentou com a crise no mercado de etanol e com as altas vendas de carros flex, que usam tanto álcool quanto gasolina.

Apesar de garantir que o combustível não faltará nos postos de abastecimento, o presidente da Petrobras confessa que o aumento da demanda em 19% em 2010 levou a capacidade de produção de gasolina ao limite, mas que o preço terá de sofrer um reajuste. "É preciso aguardar para ver a trajetória dos preços do etanol e, consequentemente, a demanda pelo combustível", sinalizou Gabrielli.

Conforme Gabrielli, preço da gasolina pura da Petrobrás (gasolina A) tem preços inalterados desde maio de 2009, em torno de R$ 1 o litro. Ele explica que a gasolina que chega ao consumidor tem outro preço, porque envolve o distribuidor, o álcool e os impostos estaduais, razão pela qual nas bombas o valor é muito maior.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp