Política

Ex-secretária do 'setor da propina' da Odebrecht vai depor no TSE

Publicado em 09/03/2017, às 07h15   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convocou Maria Lúcia Tavares, a secretária do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, para depor na ação que pode cassar a chapa Dilma-Temer no TSE. Ela será ouvida na próxima sexta-feira (10), às 16h. Maria Lúcia era responsável pela contabilidade das propinas em planilhas que indicavam os pagamentos ilícitos. Ela era secretária do ex-executivo Hilberto Marcarenhas, delator que já prestou depoimento no âmbito da mesma ação do TSE.
Benjamin investiga o eventual abuso de poder político e econômico da chapa Dilma-Temer. De início focado em irregularidades na contratação de gráficas, desde a semana passada o ministro decidiu apurar também supostas doações de campanha ilegais feitas pela empreiteira Odebrecht, conforme indícios surgidos nas investigações da Lava Jato. 
Na última quarta-feira (1º), Benjamin interrogou o ex-presidente da companhia, Marcelo Odebrecht, que está preso desde junho de 2015 em Curitiba. Ao longo da semana, o ministro ouviu também outros cinco ex-executivos da empresa: Benedicto Júnior, Fernando Reis, Cláudio Melo Filho, Alexandrino de Salles Ramos e Hilberto Mascarenhas.
Todos os executivos ouvidos por Benjamin assinaram com a Justiça acordos de colaboração premiada, no qual detalharam o esquema de pagamento de propinas a políticos e partidos pela Odebrecht. 
Conforme informações vazadas pela imprensa, os executivos confirmaram a Benjamin o pagamento de caixa dois para campanhas eleitorais em 2014. Segundo as reportagens, Marcelo Odebrecht relatou a doação de R$ 150 milhões em caixa dois para a chapa Dilma-Temer, afirmando também ter se reunido com o então vice-presidente Michel Temer para discutir doações a seu partido, o PMDB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp