Política

Prefeitura autoriza requalificação e tombamento do Cristo da Barra

Publicado em 29/03/2017, às 18h57   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

No aniversário de 468 anos de Salvador, a prefeitura oferece de presente à cidade, a assinatura da ordem de serviço que vai requalificar e tombar um dos maiores cartões postais da capital baiana, o Cristo da Barra. Nesta quarta-feira (29) é feita a segunda ação da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural do Município (Lei 8.550/2014), organizado por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). 
A primeira foi o tombamento do conjunto monumental do terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, também conhecido como Vodun Zô,  no bairro da Liberdade. O próximo conjunto que deverá ser regido pela legislação municipal é a Pedra de Xangô, em Cajazeiras XI, previsto para o próximo mês de abril. "O tombamento é pra preservar essa área importantíssima. Desde 2014 que Salvador finalmente tem uma lei de patrimônio, ou seja, podemos preservar os bens materiais e imateriais. E o segundo que tá sendo preservado é o Cristo. Essa estátua vai fazer 100 anos em 2020. É uma grande identidade para a cidade. Esse é um momento importantíssimo", explicou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.
De acordo com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o tombamento faz parte de uma série de ações programadas para o aniversário da cidade. "Hoje foi um dia muito movimentado pra comemorar os 468 anos da cidade e agora esse evento especial. Ao tempo que estamos tombando o Cristo , localizado em um dos mais belos cartões postais de Salvador e estamos também autorizado as obras de requalificação tanto do Cristo quanto a orla da Barra. Estamos prevendo investimento de R$ 1,6 milhão, já está autorizado a publicação da licitação e o nosso desejo é que ainda esse ano as obras sejam realizadas e concluídas, para que Salvador tenha mais um espaço seu requalificado pro uso da população e do turista", contou.
 As reformas no Cristo contemplam nova alvenaria de contenção, implantação de piso e de iluminação cênica e restauro da estátua. Além disso, o pedestal da obra será trocado por hm vidro. O objetivo é passar uma imagem de que o Cristo flutua no mar.  A reforma também vai proporcionar a instalação de uma Praça das Bandeiras e o plantio de novos coqueiros na área.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp