Política

Elmar Nascimento: Rezo todos os dias para não ter que cassar um colega

Publicado em 17/04/2017, às 06h52   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em seu primeiro mandato, o deputado federal baiano Elmar Nascimento (DEM) foi eleito, por 11 votos a 9, presidente do Conselho de Ética da Câmara numa articulação apontada por alguns como estratégia para barrar cassação de parlamentares envolvidos na Lava Jato.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Elmar defende a Lava Jato, mas prega "punição exemplar" a delatores que não provarem acusações. 

Cauteloso, o congressista evita assertivas sobre a possibilidade de abrir processo de cassação envolvendo os colegas no colegiado. "É fundamental para que você investigue e chegue à condenação de eventuais desvios a partir da delação premiada. Agora, é preciso se proteger também a presunção da inocência. Por conta disso, na hora que você homologa uma delação premiada, ela tem que ser consubstanciada no compromisso do delator de comprovar os fatos que atingem a pessoa. E sou daqueles que defendem que quem não conseguir provar tem que ser punido exemplarmente, sob pena que se assaque contra a honra alheia. A classe política, sobretudo, vive de imagem, e são irrecuperáveis essas coisas que são criadas com relação à reputação das pessoas", analisou.

Questionado se espera recomendar a cassação de algum deputado em sua gestão, o dirigente saiu pela tangente: "Sou um homem temente a Deus, acredito em Deus, e rezo todos os dias para que não tenha a necessidade de cassar mandato de nenhum colega, nenhum deputado".

"É o tipo da coisa que a gente torce para não chegar, mas temos a exata noção e dimensão da responsabilidade que nós temos. E nós vamos cumprir nosso dever na hora que esse dever se apresentar, seja ele qual for. Não falo só no meu nome, mas no dos companheiros que tenho a honra de liderar no conselho", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp