Política

Deputado critica fim das atividades da Jac Motors na Bahia

Publicado em 10/05/2017, às 09h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O encerramento das atividades da JAC Motors na Bahia foi alvo de críticas do deputado federal baiano Benito Gama (PTB) na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9). O parlamentar lembrou que o fim das atividades ocorre após a empresa ter recebido incentivos fiscais garantidos pelo governo do estado para instalar uma fábrica em Camaçari, o que não se concretizou.

“Foi assinado um protocolo entre o governo do estado da Bahia e a JAC Motors do Brasil para que fosse implantada uma fábrica em Camaçari. Essa fábrica usufruiu dos incentivos fiscais de ICMS, do IPI federal, do Imposto de Renda. Tinha, inclusive, um terreno subsidiado pelo governo do estado e simplesmente a JAC Motors encerrou as suas atividades no Brasil, com o fim do seu CNPJ”, relatou Gama.

A área onde seria construída a fábrica em Camaçari foi comprada pela Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) para a instalação do Cimatec Industrial.

Em nota enviada à imprensa, o grupo chinês negou que esteja encerrando suas atividades no país, como viralizou nos últimos dias no aplicativo WhatsApp. "O Grupo SHC esclarece que a empresa que teve o cancelamento do CNPJ, requerido por nós, foi a JAC Motors do Brasil Automóveis SA, joint-venture constituída entre o Grupo SHC e a JAC Motors na China pra construção da fábrica no estado da Bahia. Nosso novo projeto industrial será menor e integralmente controlado pelo Grupo SHC, empresa 100% brasileira. Desse modo, seguiremos com o novo projeto, mantendo normalmente as operações da marca no Brasil", esclareceu.

No pronunciamento, o petebista fez um apelo ao governador da Bahia, Rui Costa, e seus secretários das pastas vinculadas ao setor para que acompanhem esse processo.

Atualizada às 13h06

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp