Política

Ex-chanceler Celso Amorim assume Ministério da Defesa

Publicado em 04/08/2011, às 20h48   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, é o substituto de Nelson Jobim no Ministério da Defesa. Após cinco minutos de conversa com a presiodente Dilma Rousseff, Nelson Jobim sua carta de demissão à presidente, na noite desta quinta-feira (4), que já havia externado a sua decisão de demitir Jobim, inclusive afirmando esperar que o ministro pedisse demissão. Jobim chegou com a carta pronta para entregar. Entregou e foi embora.

Após apostas no nomes do deputado Aldo Rebelo (PCdoB), do vice-presidente Michel Temer (PMDB), o convite a Amorim selou rapidamente a questão. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o diplomata Celso Amorim foi convidado e aceitou assumir o lugar de Jobim. Filiado ao PT, Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

As relações entre a presidente Dilma e Jobim nunca foram muito amistosas. A manutenção dele no cargo se deu pela imposição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esta semana, a relação entre a presidente e o ex-ministro, que já não eram boas, azedaram ainda mais após Jobim fazer algumas declarações que irritaram Dilma, entre elas afirmar ter votado no tucano José Serra, nas eleições de 2010, e criticar as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais), a quem rotulou de "muito fraquinha", e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), afirmando que ela "sequer conhece Brasília".

As declarações foram dadas à revista Piauí que circula nesta sexta-feira (5). Nelson Jobim negou que tivesse dado as declarações, mas a direção da revista reafirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp