Política

Governo Federal é casa grande e os municípios são a senzala, diz Eures Ribeiro

Publicado em 16/05/2017, às 11h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (15), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, fez uso da tribuna da Câmara Federal, com discurso em defesa dos municípios. 
Na oportunidade, ele caracterizou o Governo Federal como a Casa Grande e os municípios como A Senzala. Uma vez que as políticas federais para com os municípios são sempre excludentes e prejudiciais. “A Casa Grande podia tudo, com seus senhores, e a Senzala nada podia. Nos tempos de hoje, o Governo Federal nada mais é do que a Casa Grande e nós, os municípios, a Senzala pobre, negra, esquecida e fragilizada”, retratou Eures.
Ele usou como exemplo a correção do piso salarial dos professores em 7,4% e não se corrigiu o valor que os municípios recebem por aluno ao ano, medida que gerou déficit na receita municipal. “Deram uma esmola com o chapéu alheio. Com o aumento, o governo pareceu bonzinho, mas quem pagou as contas foram os municípios”, enfatizou.
Ainda na ocasião, Eures falou sobre o episódio que aconteceu, também em Brasília, no último dia 3. Convidado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para participar de uma reunião no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da Republica, Michel Temer, Eures afirmou que foi impedido de entrar e representar as associações do Nordeste brasileiro sem nenhuma justificativa. “Fui até a porta da reunião (no Palácio do Planalto) para assistir ser barrado e fui barrado porque reclamo pelos direitos dos prefeitos do meu estado”.
A participação dele faz parte da 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que vai até esta quinta-feira (18), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp