Política

Brasil precisa investir R$380 bi para equilibrar saneamento básico até 2033

Publicado em 16/05/2017, às 11h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma audiência no Senado para debater as ações do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em saneamento básico revelou números e desafios alarmantes para o País. São mais de 30 milhões de brasileiros sem acesso a fontes regulares de água potável e metade da população do país sem coleta de esgoto.
Para enfrentar essa situação, o Brasil precisa investir algo em torno de R$ 380 bilhões para universalizar o saneamento básico até o ano de 2033. Conduzida pelo senador Roberto Muniz (PP-BA), o debate na Comissão de Infraestrutura da Casa, na noite desta segunda-feira (15), mostrou que a saída seria a uma atuação conjunta do poder público e do setor privado.
Segundo representantes BNDES, atualmente 11 estados já estão com os processos avançados para definir qual modelo de parceria entre os setores público e privado é o melhor para cada caso: concessão, parceria público-privada (PPP), privatização ou outros.
Das 25 empresas estaduais de saneamento, apenas seis têm atualmente parcerias com o setor privado. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), Alexandre Lopes. Estudo da entidade aponta que a inciativa privada está em 322 municípios, com 30 milhões de pessoas beneficiadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp