Política

Estado atrasa pagamento de travessia para estudantes e prefeitura assume

Publicado em 24/05/2017, às 10h02   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes da rede estadual de ensino que residem na Ilha de Bom Jesus dos Passos e estudam em Madre de Deus estão sem poder ir à escola por falta de pagamento do transporte escolar há uma semana.

O pagamento da condução, realizada pelos barqueiros do município de Bom Jesus dos Passos, é de responsabilidade do governo do estado, mas está atrasado há cerca de oito meses. Por conta disso, os barqueiros suspenderam a travessia. Na próxima semana, o calendário de provas dos alunos será iniciado.

A situação fez com que pais de alunos e lideranças da comunidade pedissem ajuda a Secretária Municipal de Educação (Smed), através da Gerência Regional de Educação do Subúrbio II e Ilhas. "Eles nos procuraram preocupados com a situação desses alunos, que na próxima semana começam a ter provas e que correm o risco de não terem como ir para a escola. O problema é que os barqueiros teriam decidido suspender o transporte porque estariam há oito meses sem receber o pagamento", explica Marco Aurélio Elpídio, gerente Regional de Educação.

Após isso, a prefeitura decidiu assumir o pagamento do transporte escolar durante as semanas de prova do mês de maio. O órgão já realiza diariamente a mesma travessia para aos alunos da rede municipal. "Mesmo não sendo de nossa responsabilidade arcar com a despesa relativa ao transporte dos estudantes da rede estadual, vamos oferecer o serviço a esses alunos para que não percam as provas”, afirma a titular da Smed, Paloma Modesto.

Procurada pelo Bnews, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou apenas “que está regularizando o pagamento do transporte marítimo escolar dos estudantes do Ensino Médio da Ilha de Bom Jesus dos Passos que estudam em Madre de Deus”. 

Publicada no dia 23 de maio de 2017, às 17h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp