Política

João Batista de Andrade assume interinamente Ministério da Cultura

Publicado em 24/05/2017, às 16h16   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Após o pedido de exoneração de Roberto Freire (PPS) na última quinta (18), o secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Batista de Andrade, assume interinamente a pasta. 

"Tendo em vista os últimos acontecimentos e a instabilidade política gerada por fatos que envolvem diretamente a Presidência da República, eu, Roberto João Pereira Freire, decido em caráter irrevogável, renunciar ao cargo de Ministro de Estado da Cultura", afirmou Roberto Freire em carta para o presidente da República Michel Temer.

Batista havia sido convidado a substituir Manoel Rangel na presidência da Ancine (Agência Nacional do Cinema) a partir de maio. Entretanto, com o pedido de Freire na última quinta (18), precisa assumir o MinC, de acordo com o previsto no regimento da pasta.

Aos 77 anos, Andrade acumula mais de 50 anos de carreira no cinema. Seu filme mais famoso é "O Homem que Virou Suco" (1980), que trata de um poeta retirante (José Dumont) que chega a São Paulo e se envolve em encrenca na cidade.

Na pasta desde dezembro de 2016, o novo cargo foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22). De acordo com o MinC, não há prazo para que um ministro oficial seja nomeado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp