Política

Alckmin diz que Tasso e FHC são “grandes nomes” para eleição indireta

Publicado em 26/05/2017, às 13h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Geraldo Alckmin (SP) afirmou que "os grandes nomes" do partido para uma eventual eleição indireta são o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A declaração aconteceu durante a primeira manifestação pública após o encontro de cúpula, que aconteceu na noite desta quinta-feira (25), no qual foi traçada a tática do PSDB em relação ao governo de Michel Temer.
Reuniram-se o governador, o prefeito paulistano, João Doria, Tasso, que preside interinamente o PSDB, e FHC. O acordo tácito, evidenciado na fala de Alckmin, é de que Tasso não seja candidato à reeleição caso vença o pleito indireto a ser convocado no caso de Temer ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 6 de junho.
Assim, o grupo de Alckmin terá preferência para indicar o candidato tucano na eleição direta de 2018. Segundo o Estadão, ele quer ser candidato, mas patina em pesquisas e está sob investigação na Operação Lava Jato sob acusação de caixa dois. Se estiver inviabilizado, Doria surge como nome forte para a indicação.
O nome de FHC foi colocado na lista de presidenciáveis indiretos para dividir a atenção com Tasso, cuja exposição vai atrair críticas e fogo amigo, segundo avaliação dos tucanos. Além de o ex-presidente, com 86 anos, não querer a missão, há a avaliação na sigla de que seu nome teria rejeição no baixo clero da Câmara, responsável por aproximadamente 60% dos 594 votos do Colégio Eleitoral que será convocado se Temer cair.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp