Política

Economista Paulo Rabello assume presidência do BNDES e manda mensagem. Assista

Publicado em 27/05/2017, às 09h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República, Michel Temer, nomeou o economista Paulo Rabello de Castro para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Castro substituirá Maria Silvia Bastos Marques, que pediu demissão no início da tarde desta sexta-feira. 
Segundo nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Paulo Rabello começa a trabalhar na instituição já na próxima semana. O nome de seu sucessor no IBGE não foi divulgado.
Conforme o site Valor Econômico, o convite foi feito depois do pedido de Maria Silvia. Os ministros da equipe econômica - Henrique Meirelles, da Fazenda, e Dyogo Oliveira, do Planejamento, - foram ouvidos sobre a escolha. Os principais auxiliares de Temer - Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria Geral, - não estavam em Brasília, viajaram nesta tarde para seus Estados. A previsão é que todos retornem a Brasília no domingo, para uma reunião no Palácio da Alvorada sobre a estratégia para a semana.
Temer quis acelerar a escolha do nome para não deixar a instituição acéfala no auge da crise política. Foi a mesma estratégia usada quando, em novembro, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, pediu demissão. No mesmo dia, poucas horas depois, Temer anunciou que o presidente do PPS, deputado Roberto Freire, assumiria a pasta. Agora, desde a eclosão da crise, no dia 17 de maio, Freire foi o único ministro a pedir demissão do governo Temer.
Autor do livro "O mito do governo grátis", Rabello de Castro notabiliza-se, em artigos, livros e palestras, pela crítica à carga tributária. Tem formação ortodoxa na Universidade de Chicago, onde cursou doutorado. Foi aluno de Milton Friedman (1912-2006) - guru do liberalismo moderno e prêmio Nobel de 1976.
Antes de chegar ao reduto do pensamento do livre mercado, Rabello de Castro formou-se em economia pela UFRJ e em direito pela Uerj. Próximo do presidente Michel Temer, esteve entre os cotados para comandar a Fazenda e o Planejamento na época em que o pemedebista assumiu o governo após o impeachment de Dilma Rousseff.

Veja a mensagem:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp