Política

Após polêmica, Paulo Souto defende reajuste do IPTU e compara com IPVA

Publicado em 31/05/2017, às 11h00   Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Em audiência pública para apresentar as finanças da prefeitura referentes ao primeiro quadrimestre de 2017, ocorrida na manhã desta quarta-feira (31) , no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, o secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, disse que Salvador foi em 2016 a 8ª capital em termos de crescimento em arrecadação do IPTU e a terceira do Nordeste, atrás de Recife e Aracaju.

Ele também defendeu o reajuste do imposto diante da polêmica criada nos últimos meses, ressaltando que os valores, em muitos casos, são similares, no ano, ao do IPVA.

"É preciso cuidado para se saber se o que se fez aqui foi uma coisa inusitada. O IPTU é um imposto que taxa patrimônio, é uma receita importantíssima para a cidade se formos falar das arrecadações totais", pontuou.

Ainda na audiência, o secretário mostrou que o ITIV vem caindo desde 2013, mas ressaltou que as transferências correntes, como FPM, ICMS, IPVA e ITR não tiveram queda real. Destas, o ICMS (cerca de 21%) e o Fundeb (cerca de 17%) respondem pela maior parcela doa recursos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp