Política

Pesquisa para Senado reflete o recall da última eleição, avalia Sílvio Pinheiro

Publicado em 09/06/2017, às 09h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, ex-secretário de Urbanismo de Salvador, diz que é muito cedo para analisar cenário sobre disputa pelo Senado Federal.

Nesta-sexta (9), foi divulgada uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná em que o ex-governador e secretário estadua do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner (PT) aparece liderando as intenções de voto, seguido da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), para o Senado. Se as eleições fossem hoje, nenhum aliado político do ex-secretário seria eleito.

"Acho que ainda tem muito tempo pela frente. Os nomes para o Senado ainda não estão colocados. São nomes aí que refletem um recall das últimas eleições, Alice Portugal foi candidata à prefeita, teve grande exposição em propaganda partidária e, de fato, isso aumenta o grau de conhecimento das pessoas sobre ela", analisou Sílvio Pinheiro em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na Metrópole FM.

"Historicamente, os senadores eleitos foram aqueles que estavam na chapa do governador eleito na Bahia", lembra o dirigente.

No primeiro cenário avaliado, Wagner aparece na frente com 36,1%, seguido por Alice Portugal (PCdoB), que tem 26,6%. Em terceiro, aparece o ministro da Secretaria de Governo Antônio Imbassahy (PSDB), com 18%; Zé Ronaldo (DEM), com 15,2; Geddel Vieira Lima (PMDB), com 13,3; João Leão, tem 10,2%; Marcio Marinho (PRB), possui 6,5%.

Em outro cenário, Jaques Wagner também aparece na liderança com 36%, seguido por Alice, que tem 26,8%, e Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), com 16%. Zé Ronaldo aparece em seguida com 14,5%; Geddel tem 13,4%; Tia Eron tem 11,7%; João Leão aparece com 9,7%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp