Política

Odebrecht pediu a FHC para aprovar entrada da Venezuela no Mercosul

Publicado em 11/06/2017, às 10h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Executivos da cúpula da empresa Odebrecht participaram da negociação da aprovação pelo Senado da entrada da Venezuela no Mercosul, segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo. Emílio Odebrecht recorreu a, a época, presidente Fernando Henrique Cardoso, pedindo que ele atuasse junto a tucanos a favor da medida. Emílio e Marcelo Odebrecht e outros executivos da cúpula da empresa acionaram ainda políticos de diferentes partidos para convencê-los sobre a importância de a Venezuela ser aceita no bloco.
O colunista teve acesso a um conjunto de e-mails a que provam o envolvimento da empresa na negoci9ação política. Ainda conforme o jornalista, Marcelo Odebrecht esteve com Aécio Neves para conseguir os votos de Minas Gerais, e Benedicto Júnior, com Sérgio Cabral, para assegurar os do Rio de Janeiro.
A ação começou a mando de Marcelo, que, em 11 de março de 2009, escreveu a um grupo de executivos: "Temos vários a quem podemos influenciar". A Odebrecht chegou a fazer uma planilha — desta vez, sem apelidos — com os votos de cada senador. Em dezembro, a entrada da Venezuela foi aprovada por 35 votos a favor contra 27 contrários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp