Política

2 de Julho: Rui Costa e ACM Neto se preparam para o cortejo

Publicado em 01/07/2017, às 17h12   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O Cortejo dos Caboclos, símbolos da independência da Bahia, sairá do Largo da Lapinha às 9h30. Há 194 anos o estado conquistou a sua liberdade em relação a Portugal. O desfile que vai até o Pelourinho se tornou termômetro político partidário e palco de manifestações nas últimas décadas, embora estas características estejam a cada ano se diluindo como tantas outras a exemplo da Lavagem do Bonfim.

Os blocos dos partidos e aliados políticos se agrupam para a caminhada logo após o hasteamento das bandeiras, agendado para às 9h. Personagens vivos destes atos prefeito e governador lideram suas “tropas” formadas por parceiros políticos, apoiadores da população, claque paga para carregar placas e servidores devidamente fardados com camisas confeccionadas para a ocasião.

Manifestantes populares prometem levar suas faixas contra as reformas propostas pelo presidente Michel Temer (PMDB) e diante deste ambiente político conturbado não restam especulações sobre ausências estrategicamente programadas. Nos bastidores, vereadores deixaram vazar que não irão ao cortejo para evitar exposição negativa. Deputados federais e estaduais que costumeiramente desfilam também optaram pela ausência atencipada.

Como prefeito e governador participam da celebração oficial, ACM Neto (DEM) e Rui Costa (PT), estarão lá. Os dois dividem as atenções eleitorais para a disputa do Palácio de Ondina no próximo ano e em meio a diversas divergências a dupla antagônica no campo político-partidário goza de popularidade acima da média nacional, portanto, caminharão.

O que Neto diz sobre o Dois de Julho:

Se o Brasil hoje é um estado independente e soberano muito se deve à luta que aconteceu na Bahia para libertar o nosso país do domínio português. Temos sempre que render homenagens àqueles que lutaram para consolidar a nossa independência política. As novas gerações têm de participar desta festa cívica porque foi aqui na Bahia que o Brasil, definitivamente, se transformou em um país livre.

O que Rui Costa diz sobre o Dois de Julho:

Dia da Independência é dia de parabenizar todos os baianos e todas as baianas que lutam diariamente pelos seus direitos. O trabalhador e a trabalhadora baiana estão atentos para manter os seus direitos que representam a independência. A Bahia manterá sua tradição de luta pela liberdade. Assim como o 2 de julho, sempre estaremos na vanguarda. Dia de parabenizar nossos heróis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp