Política

A opinião pública não é prova, afirma senadora sobre condenação de Lula

Publicado em 13/07/2017, às 07h18   Luiz Fernando Lima* e Caroline Gois



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 71 anos, foi condenado, nesta quarta (12), a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. A sentença do juiz Sergio Moro é a primeira contra o petista no âmbito da Lava Jato.
Para a senadora Gleisi Helena Hoffmann (PT), a prisão é uma condenação política e vergonhosa. "Esta é uma condenação política, vergonhosa para o Brasil e para o judiciário brasileiro. Querem retirar do Lula o papel político que ele tem na sociedades e utilizando de uma sentença como essa".
O juiz não decretou a prisão do petista. Moro alegou que não tomou a medida por ‘prudência’ e a necessidade de se evitar ‘certos traumas’. "Ele já tentou fazer isso e ele sabe o trauma que é . Até porque ele não tem prova. Ele vai criar uma sublevação popular, petista se ele fizer uma coisa desta. Vai prender o Lula porque? Qual é o risco que o presidente Lula oferece ao Brasil? Porque dizem que Sérgio Moro é parcial. E ele não é parcial por acaso? O que ele está fazendo com esta sentença não é parcialidade? Isso é um absurdo. É lamentável termos uma sentença como esta. Fica mais evidenciado o papel que o presidente Lula que é criminalizá-lo para impedir que siga com um processo político no Brasil".
A senadora afirma que o partido dará todo apoio a Lula e que uma reunião está marcada com o ex-presidente no fim da tarde de hoje. "O partido vai denunciar internacionalmente. O partido vai começar a protestar sim. Vamos soltar notas e vamos estar com o presidente Lula hoje, final da tarde vamos a São Paulo e estaremos com ele mostrando solidariedade. E não só o PT. Acredito que outros partidos de esquerda também vão mostrar essa solidariedade como já o fizeram naquele evento em Curitiba. Também os movimentos sociais, setores da sociedade civil organizada. Isso é uma democracia. Não tem justificativa uma setença como esta. Quais são as provas juiz Sérgio Moro? Mostra as provas. A opinião pública não é prova. Acho que o processo do Vaccari já demonstrou isso. Foi uma desautorização às condenações políticas e sem provas do juiz Sérgio Moro. Se o tribunal da 4ª Região mantiver a mesma forma e o mesmo entendimento, principalmente, o mesmo entendimento que teve no caso do Vaccari, o presidente Lula vai ser inocentado. Não tenho a menor dúvida".
Veja vídeo


*Direto de Brasília, o editor de política Luiz Fernando Lima

Publicada originalmente em 12/07 às 15h18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp