Política

Vereador propõe criação da Zona Azul Digital em estacionamentos de Salvador

Publicado em 23/07/2017, às 18h46   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Motivo de confusão frequente entre guardadores de carros e motoristas em Salvador, a Zona Azul, que determina os locais públicos para estacionamento, pode ganhar um um aplicativo para celulares como auxiliar.

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Orlando Palhinha (DEM) na Câmara de Salvador prevê a criação de um aplicativo para auxiliar no uso e controle de estacionamento rotativo pago nas áreas públicas. A ideia do democrata foi batizada de Zona Azul Digital.

"A área da Zona Azul Digital será identificada com sinalização específica, sendo que sua administração e fiscalização serão realizadas pela Semob [Secretaria Municipal de Mobilidade] e Transalvador", aponta o texto do projeto, frisando que as vias públicas abrangidas pela medida, caso se torne lei, serão estabelecidas por decreto do prefeito ACM Neto (DEM).

O projeto prevê ainda que o aplicativo a ser utilizado como plataforma do serviço seja chamado de “Zona Azul Digital” e deverá disponibilizar informações quanto aos locais com vagas disponíveis nas proximidades de onde estiver o usuário. "Os serviços de implantação e controle do aplicativo poderão ser objeto de concessão pública, através de licitação na modalidade parceria público-privada ou de concorrência pública", aponta a matéria.

A proposta também aponta como funcionaria, na prática, a Zona Azul Digital. "Os usuários terão tolerância de 15 minutos sem efetivação da cobrança. As cobranças se darão por períodos de permanência de duas, quatro, seis e doze horas. Caso deseje renovar a permanência na vaga, o usuário deverá utilizar o aplicativo. Porém, na renovação, a cobrança se dará de forma fracionada até o limite de mais uma hora", explica.

Segundo Palhinha, a medida já é utilizada em cidades como São Paulo, Florianópolis e Recife. "Facilitará a vida dos soteropolitanos oportunizando o uso racional das vagas para que o maior número possível de usuários possa usufruir do sistema em condições de igualdade", afirma o legislador. "Muitos são os transtornos que os soteropolitanos enfrentam hoje com a atual modalidade da Zona Azul", frisa. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp