Política

PT mexe no comando de colegiados da Alba; oposição deixa como está

Publicado em 26/07/2017, às 19h00   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Não é de praxe ocorrer mudanças no comando das comissões temáticas da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para o segundo semestre, mas o PT resolveu adiantar alterações que seriam efetivadas em janeiro de 2018. A cada dois anos o partido alterna o comando dos colegiados. Desta vez, mexeu também na liderança do partido na Casa. Joseildo Ramos e Rosemberg Pinto trocaram as cadeiras: Ramos sai da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e vai para a liderança do PT enquanto Rosemberg passa a liderar a CCJ.

Em conversa com o BNews, Rosemberg disse que foi um processo natural, de comum acordo e já pensava em sair da liderança. “Fizemos uma reunião há uns 15 dias e coloquei a minha vontade, que de já tinha passado do tempo. Tínhamos combinado de ficar mais seis meses, mas venho insistindo e combinamos que mudaríamos agora”, explicou.

Bira Coroa e Joseildo Ramos se colocaram à disposição de assumir a liderança partidária. Ramos foi escolhido e Bira, segundo Rosemberg, entendeu que deveria se manter na presidência da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial. “Fizemos uma permuta. Foi um processo tranquilo. Joseildo também entendia que precisava dar uma mudada”, reforçou.

O petista descartou que a mudança tenha a ver com a possibilidade de ocupar a liderança da bancada governista no lugar de Zé Neto. Segundo ele, como o cargo é diretamente ligado ao governador, não recebeu nenhum comunicado. “Nunca tratei dessa questão e nem ninguém do governo tratou isso comigo. Isso não é uma questão do PT e sim uma decisão do governador”, disse.

Do outro lado, o líder da bancada Leur Lomanto Jr (PMDB) garantiu que não haverá mudanças no comando dos colegiados. “Ainda faremos reunião da bancada no retorno das atividades da Casa, mas não haverá mudanças nas comissões”, disse.

O líder do governo, Zé Neto (PT), afirmou ainda que poderá ocorrer mudanças nas lideranças partidárias da base, tendo a possibilidade de mudar o comando de outras comissões. A movimentação terá início a partir do dia 1º, no retorno das atividades parlamentares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp