Política

Governo investe mais de R$ 900 mil para monitoramento das águas de barragens

Publicado em 03/08/2017, às 15h02   Redação BNews



O monitoramento remoto da qualidade das águas das barragens da Bahia vai ganhar reforço com a aquisição de novas Unidades de Monitoramento Remoto (UMR), com um investimento de mais de R$ 900 mil financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 
A informação é do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, autarquia da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que adquiriu mais dez plataformas de dados (PCD’s) para as cinco novas UMR que serão instaladas na área de abrangência do Projeto SWAp/Ba, especificamente nas barragens de Pedras Altas, Ponto Novo, Pindobaçu, Canavieiras /Itapicuruzinho e São José do Jacuípe, que abastecem os municípios de Capim Grosso, Jacobina, Várzea di Poço, Caém, Caldeirão Grande e Saúde. Segundo o titular da Sema, Geraldo Reis, “ a iniciativa reforça ainda mais o compromisso do Governo do Estado na busca de políticas públicas que contribuam para convivência com a escassez hídrica”. 
Atualmente, já são disponibilizados os dados das barragens Joanes I e II, Ipitanga I e II, Santa Helena e Pedra do Cavalo - que abastecem Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). As informações são coletadas nas oito UMR distribuídas nas barragens e enviadas para o Inema, em intervalos irregulares. 
A instalação nas UMR nas barragens proporciona a identificação imediata de alterações bruscas na qualidade da água, trazendo subsídios às empresas que operam os sistemas de abastecimento de água, visto que os dados são gerados continuamente, em intervalos de 30 minutos e transmitidos para a sede do Instituto a cada seis horas. Para o diretor de águas do Inema, Eduardo Topázio, "o investimento na compra de equipamentos de qualidade que monitoram água em tem real é de extrema importância para garantir a segurança hídrica da população baiana". 
A iniciativa é realizada desde em novembro de 2015, através de sondas multiparâmetros que foram instaladas nestas barragens para avaliação de temperatura, oxigênio dissolvido, Ph, condutividade, turbidez, nitrato, profundidade, clorofila a, cianobacterias. Os dados estão disponíveis no site do Programa Monitora, na opção "Monitoramento Remoto", podendo ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento. Os equipamentos foram adquiridos pelo Inema em parceria com a Sema, BID, e têm transmissão remota de dados, via GSM (Sistema Global para Comunicação Móveis). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp