Política

Disputa em Camaçari pode dividir o PT

Imagem Disputa em Camaçari pode dividir o PT
Bira Corôa promove Plenário em seu colégio eleitoral e convoca aliados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/08/2011, às 18h11   Luiz Fernando Lima



O deputado estadual Bira Corôa (PT-BA) não desistiu de disputar a prefeitura de Camaçari em 2012. O parlamentar reúne a sua tropa da ‘Democracia Socialista (DS)’ – corrente interna do PT – para mostrar que tem força para, ao menos, se manter no páreo.

No próximo sábado (20), o parlamentar apresenta uma “plenária estadual” do mandato em seu domicilio eleitoral. De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa de Bira, os três principais caciques da tendência petista já confirmaram presença. São eles: o senador Walter Pinheiro, o secretário de Comunicação, Robinson Almeida e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

As três lideranças petistas devem unir outros militantes da tendência com o objetivo de bancar a decisão tomada no congresso da DS de apoiar Bira na sua empreitada. A relação do deputado com o partido ficou estremecida após o último pleito, quando o prefeito Caetano concentrou todos os seus esforços na candidatura de sua esposa, Luiza Maia, e Bira teria sido “abandonado” pela legenda.

Apesar de cabos eleitorais de peso, comenta-se no PT, que Bira não deve conseguir se viabilizar, pois a força do atual prefeito da cidade dentro partido seria maior.

Mesmo não sendo uma unanimidade dentro da legenda, Caetano está sendo apoiado pelo governador Jaques Wagner, pelas
correntes Reencantar, do deputado federal Rui Costa, pelos “Independetes”, que tem além do atual gestor estadual, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho e pelos dissidentes da Articulação de Esquerda (AE), Valmir Assunção e Marcelino Galo.
Ademar Delgado, secretário de Administração de Camaçari, é o nome de Caetano para a disputa.

No entanto, como as disputas internas entre os petistas costumam ser acirradas nenhuma fonte do Bocão News arrisca um palpite definitivo sobre o caso.

Fato é que o evento de Bira pode ser visto como um termômetro para o que vem a seguir.  Há um consenso de que as prévias devem ser evitadas, entretanto, o que se diz também é que nenhum dos dois (Bira e Caetano) deve recuar. Resta saber qual será o desfecho para o pleito.

Confira a nota à imprensa na integra:

O deputado estadual Bira Corôa (PT-BA) realiza, neste sábado (20), a plenária estadual do seu mandato em Camaçari. Além das presenças do senador Walter Pinheiro (PT-BA), do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, são aguardadas representações de vários municípios baianos, dirigentes de órgãos, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças de movimentos sociais e militantes.

O evento começa às 9 horas na Casa do Trabalho e a programação, que se estende pelo turno da tarde, inclui debate sobre conjuntura política nacional e estadual e eleições municipais 2012. Para o parlamentar, o encontro é momento de afirmação de um mandato de participação popular. “Ouvir, avaliar e projetar com as bases, essa é a característica fundamental de um mandato petista. Será nosso primeiro encontro depois da reeleição, para discutir avanços e conquistas e estabelecer metas para melhorar ainda mais a vida do povo baiano”, diz Bira Corôa.

Fotos: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp