Política

Vereadores aprovam 270 projetos com 10 títulos de cidadãos soteropolitanos

Publicado em 30/08/2017, às 19h42   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Em tempo de Casas Legislativas que aprovam títulos de cidadãos para personalidades pouco representativas e sem nenhum vínculo com a cidade, a Câmara de Salvador acatou, nesta quarta-feira (30), 10 títulos de cidadãos soteropolitanos em uma votação de outras 260 matérias.

Dentre os títulos mais polêmicos na Casa estão do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) – entregue recentemente sob muitos protestos, incluindo “chuva de ovos” – e do ex-secretário de Direitos Humanos da Bahia, o ex-promotor Almiro Sena, acusado de abuso sexual por funcionárias. Os edis já concederam a honraria ao apresentador esportivo Galvão Bueno e ao cantor Ricky Vallen.

Na sessão de hoje, as aprovações também são direcionadas a pessoas que não prestaram serviços relevantes à cidade. Na lista estão, o mestre da União do Vegetal, José de Anchieta Torreão de Sá, proposto pelo vereador Helio Ferreira (PCdoB); o capitão da Marinha Robson Aparecido Campos de Lima, de autoria do vereador Orlando Palhinha (DEM); ao presidente do Banco do Nordeste, o economista cearense Marcos Costa Holanda, de autoria do edil Isnard Araújo (PHS); e o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, o paulistano Henrique José Fernandes Luz, proposto por Edvaldo Brito (PSD).

Em meio aos outros 260 projetos, entre indicações, resoluções e projetos de lei destacam-se o que dispõe sobre a instituição do “Dia Municipal da Baiana de Acarajé”, de autoria da vereadora Rogéria Santos (PRB); a indicação ao governador Rui Costa para promover estudo de viabilidade técnica em conjunto com a concessionária Internacional Marítima, a fim de disponibilizar aplicativo para compra das passagens hora marcada Ferry boat e Catamarã, de Orlando Palhinha (DEM); o que indica ao prefeito reduzir o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e sobre o Imposto Sobre Serviço (ISS) dos estabelecimentos de serviço de saúde em troca de serviços gratuitos a população, de Maurício Trindade (DEM).

De autoria do vereador Sidninho (Podemos) também foi aprovada a instalação da Frente Parlamentar das Receitas Tributárias e de uma comissão temporária para acompanhar a regulamentação da profissão de mototaxistas. A decisão foi aplaudida pelos profissionais que acompanhavam a sessão das galerias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp