Política

Bahia tem sete representantes entre os 100 destaques do Congresso

Publicado em 04/09/2017, às 14h02   Luiz Fernando Lima



O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta segunda-feira (4) a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional e dos Parlamentares em “Ascensão”. A lista é respeitada e feita há 24 anos no Legislativo. A Bahia conta com sete representantes neste levantamento.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Os deputados Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Arthur Maia (PPS), Daniel Almeida (PCdoB), José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR) e o senador Otto Alencar (PSD). Os dois últimos aparecem pela primeira vez na listagem. José Rocha é líder do PR. Já Otto é presidente do PSD no estado, é 2º vice-líder do Bloco Parlamentar Democracia Progressista (PP/PSD). Presidiu a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, criada para examinar a Agenda Brasil. Atualmente, preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.

A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso 2017, em termos proporcionais, pela terceira vez, é maior que a participação total da mulher no Legislativo Federal. A quantidade de mulheres no Senado e na Câmara são iguais nos “Cabeças” de 2017.

As mulheres representam atualmente apenas 9,28% do Congresso Nacional (64, sendo 52 deputadas e 12 senadoras). Já na elite do Parlamento (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a 12% (seis senadoras e seis deputadas). Alice Portugal se mantém na lista.

Já os deputados Bebeto (PSB ), Cacá Leão (PP), Claudio Cajado (DEM), Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Márcio Marinho (PRB)integram a lista de parlamentares em “Ascensão”.

De acordo com o Diap, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

O PT é o partido com o maior número de representantes no ranqueamento. São 19 petistas na lista, sendo 11 deputados federais e oito senadores. O partido é seguido pelo PMDB, do presidente Michel Temer, que colocou 16 nomes na lista embora seja a legenda com o maior número de congressistas.

Em terceiro vem o PSDB. Os tucanos têm cinco deputados federais e oito senadores somando icônicos 13 representantes. Já o DEM, partido em crescimento, teve sete filiados  entre os 100 principais nomes do Congresso.

A Bahia divide a quarta posição com o Rio Grande do Sul entre os estados com maior representação na listagem. São Paulo lidera o ranking com 15 e é seguido por Minas Gerais (9) e Rio de Janeiro (8).

Destaque para o senador Paulo Paim (PT-RS) que é o único parlamentar que está presente em todas as listas desde 1994. Conforme o texto publicado pelo Diap, Paim aparece desde os tempos em que era deputado federal e hoje como senador.

“Além de excelente trânsito entre seus pares, Paim, como é carinhosamente chamado pelos demais parlamentares, reúne habilidades que o credenciou a exercer influência por mais de duas décadas consecutivas no Congresso Nacional”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)