Política

Deputados do DEM da Bahia divergem sobre 'distritão'

Reprodução
Proposto na reforma política, 'distritão' foi rejeitado pela Câmara dos Deputados  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/09/2017, às 10h18   Cíntia Kelly


FacebookTwitterWhatsApp

A tentativa de mudar o atual sistema de eleição dos deputados e vereadores não deu em nada. A proposta de mudar para o distritão foi enterrado por 205 votos favor e 238 contra. Por se tratar de uma emenda à Constituição, era preciso o apoio de pelo menos 308 dos 513 parlamentares.

A proposta era de que o ‘distritão’ vigorasse nas eleições do próximo ano e nas de 2020. A partir de 2022, os sistema definitivo seria o distrital misto.

Apenas países como Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, Kuwait eVanuatu, além de um território ultramarino britânico na Polinésia chamado Ilhas Pitcairn, usam como sistema eleitoral o ‘distritão’.

Com o distritão, cada estado ou município vira um distrito eleitoral. São eleitos os candidatos mais votados. Além disso, não são levados em conta os votos para o partido ou a coligação.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM) votou contra. Ele argumenta que o distritão acabaria com os partidos. “Seria a destruição dos partidos. E ficaria ainda mais difícil a democracia brasileira”, alega.

Contrariando Aleluia, o também demista Elmar Nascimento votou a favor. “Votei  na perspectiva de chegar a finalidade de termos como sistema o distrital misto”, pontuou.

Neta quarta-feira, os deputados voltam ao plenário para votar outros pontos da reforma politica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp