Política

Mirando 2018, Neto “homenageia” Dória com nome de rua em mais um ato político

Reprodução
Prefeito de Salvador tenta emplacar prefeito de São Paulo à Presidência da República  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/09/2017, às 17h00   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

As tratativas do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) para emplacar o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) como candidato à Presidência da República estão cada vez mais fortes. Além de reuniões, títulos de cidadão e visitas à capital baiana, João Dória será “homenageado” novamente. Desta vez, a cortesia será para o pai do prefeito paulistano. Neto sancionou, nesta terça-feira (19), uma lei que batiza uma rua com o nome de João Agripino da Costa Dória Neto. 

A matéria, de autoria do vereador Tiago Correia, foi aprovada em julho deste ano. A justificativa é a mesma dada ao concederem o título de cidadão soteropolitano a João Doria: seu pai era baiano e foi deputado federal pela Bahia, entre 1962 e 1964, quando foi cassado pelo regime militar.

O logradouro tem início na Avenida Reitor Miguel Calmon e termina na Rua Conde Filho, na Graça.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) considerou a lei absurda. Para ela, a capital baiana possui “tantos heróis e heroínas a serem reconhecidas”. “Tanta gente que fez lutas importantes e a Câmara aprova para dar o nome a uma pessoa que nada fez. É uma clara campanha antecipada”, disse a petista.

A petista, que é membro da comissão da Mulher da Câmara, indicou ao governador Rui Costa alterações em nomes de estações de metrô e ônibus para homenagear líderes e lutas importantes no estado. É o caso da estação de metrô Campo da Pólvora, que passaria a ser Campo da Pólvora/Malês e a estação Pirajá para Estação Pirajá/2 de Julho.

Dória na Bahia

Depois da entrega do título de cidadão soteropolitano, em agosto, quando foi recebido com uma “chuva de ovos”, voltará em novembro. A data ainda não foi definida.

Principal ativo eleitoral do DEM, o prefeito ACM Neto, tem sinalizado a aliados que apoia a postulação de João Doria à disputa como presidenciável do PSDB no ano que vem. Segundo um correligionário, o prefeito poderia desistir de disputar o governo da Bahia caso o candidato tucano seja Geraldo Alckmin e não o seu colega paulistano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp