Política

Um ano após desabamento do Centro de Convenções, secretário comemora possibilidade de PPP

Bocão News
"A meta é erguer o novo Centro de Convenções e instituir um eficiente modelo de gestão”   |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 23/09/2017, às 06h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Neste sábado (23) faz um ano que ocorreu o desabamento parcial do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Depois desse período e de tantas discussões acerca do futuro do equipamento, fundamental para a economia e turismo baianos, algumas novidades estão sendo apresentadas. 

O conselho gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas da Bahia aprovou a proposta preliminar do projeto de estruturação de um fundo de investimento em participação para construção e operação do novo Centro de Convenções da Bahia. A decisão respaldou uma resolução que foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 6 de setembro.

Dentre as deliberações consta autorização para a empresa Reag Gestora de Recursos desenvolver estudos de estruturação de um Fundo de Investimento em Participação (FIP) destinado à construção e operação do novo Centro de Convenções da Bahia, juntamente com um complexo de negócios. A empresa é autora de uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada e desenvolverá esses estudos por conta e risco, sem custos ao Estado.

Ao comentar o andamento do projeto de estruturação do novo Centro de Convenções, o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, afirmou, nesta sexta-feira (6) que o governo estadual avança com modelagem eficaz para equacionar o assunto. "A meta é erguer o novo Centro de Convenções e instituir um eficiente modelo de gestão que fortalecerá o turismo de negócios e eventos".

A estimativa de investimento é da ordem de R$ 400 milhões numa área utilizável de aproximadamente 230 mil metros quadrados, no Parque de Exposições. O novo Centro de Convenções estará associado a um complexo empresarial (salas, lojas, hotel, arena multiuso) que dará sustentabilidade ao empreendimento. "A Bahia entrará na disputa por eventos internacionais, atraindo grande público que será distribuído entre os hotéis da cidade", afirmou o secretário.

Na Avenida Paralela, o novo Centro de Convenções terá benefícios, como a proximidade do Aeroporto Internacional de Salvador e do Metrô, avalia o trade. Além disso, a Costa de Itapuã possui um parque hoteleiro que reúne 4.400 leitos de diversas redes regionais, nacionais e internacionais de hotéis. 

O secretário ressalta que o Parque de Exposições manterá a realização dos eventos agropecuários com perspectiva de fortalecimento do agronegócio. O parque passará por um redesenho e terá sua finalidade original preservada, afirma Alves.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp