Política

Afastamento de Aécio dá poder a ala do PSDB que deseja deixar o governo

Folhapress
Decisão favorece Tasso Jereissati, presidente interino da sigla, que pede fim da aliança  |   Bnews - Divulgação Folhapress

Publicado em 27/09/2017, às 06h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram nesta terça-feira (26) por 5 votos a 0 pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas, por 3 votos a 2, determinaram o afastamento do mandato e o recolhimento noturno do senador em casa.

A decisão do STF é um revés não só para o tucano, mas também para o presidente Michel Temer. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha, com essa tacada, o Supremo deixou sem líder a ala do PSDB que prega o suporte ao presidente e deu mais poder a Tasso Jereissati (CE) — que defendeu o fim da aliança com o governo quando Temer foi denunciado pela primeira vez. Somados, os fatores podem reacender a crise existencial tucana e acabar com o clima de estabilidade na base governista.

Ainda de acordo com a coluna, a reviravolta para Aécio ocorre no momento em que deputados próximos a ele voltavam a questionar a permanência de Tasso como presidente interino do PSDB, sob o argumento de que ele não expressa o pensamento da maioria da legenda.

O jornal detalha que diversos tucanos usaram a mesma expressão para definir o impacto da decisão do Supremo: “uma pancada”. Aliados disseram que Aécio ficou arrasado com a notícia e ressaltaram que a maior manifestação contra a posição da corte veio de Renan Calheiros (PMDB-AL), não de um correligionário.

Renan, aliás, revela a coluna, é o patrono da tese de que o Senado precisa confirmar a determinação do Supremo. Queria, inicialmente, que a Mesa Diretora desse cabo do assunto. Sem um sinal verde, passou a articular a votação pelo plenário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp