Política

Ditadura militar foi "um grande erro", diz Sergio Moro 

Folhapress
Os brasileiros, segundo o juiz, perceberam os efeitos perniciosos da corrupção durante o escândalo do mensalão  |   Bnews - Divulgação Folhapress

Publicado em 03/10/2017, às 10h20   Redação BNews e Folhapress



Nesta segunda-feira (2), o juiz Sergio Moro esteve em São Paulo para receber uma homenagem da Universidade Notre Dame, dos EUA, com um título da instituição que já foi dado a personalidades como Madre Teresa de Calcutá. O prêmio foi entregue em um almoço no hotel Fasano. O juiz fez o mesmo discurso duas vezes - em inglês e depois em português.

Na oportunidade, o juiz disse que a ditadura militar foi "um grande erro". A democratização, de acordo com o magistrado, trouxe novos problemas. "Houve abuso do poder público para benefício privado, e a democracia exige a regra da imposição da lei."

Os brasileiros, segundo o juiz, perceberam os efeitos perniciosos da corrupção durante o escândalo do mensalão, mas o movimento para combatê-la se fortaleceu. Para ele, acabou no país a era dos "barões ladrões" (referência ao fim do século 19, nos Estados Unidos, quando grandes empresários se aproveitaram do Estado para enriquecer).

Moro não respondeu se a aceitação ou não da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados poderia pôr essa tese em risco. "Não dei declarações durante o impeachment da presidente Dilma, não vou me colocar desta vez", justificou-se.

Denunciado sob acusação de obstrução da Justiça e participação em organização criminosa, Temer faz articulações com deputados para tentar barrar o seguimento da investigação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp