Política

CCJ do Senado aprova distrital misto nas eleições

G1
 O texto ainda vai passar pelo plenário do Senado e pela Câmara  |   Bnews - Divulgação G1

Publicado em 04/10/2017, às 15h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) que seja adotado o modelo distrital misto nas eleições de deputado federal, deputado estadual e vereador.

 O texto ainda vai passar pelo plenário do Senado e pela Câmara. Se aprovada, a proposta, mesmo se virar lei, não valerá em 2018.

Hoje em dia as eleições para deputados e vereadores ocorrem no modelo proporcional, onde o eleitor pode votar num candidato individualmente ou no número do partido, assim os votos vão para a coligação da qual o candidato ou o partido fazem parte. Quanto mais votos uma coligação conseguir, mais candidatos vai eleger, respeitando a proporção determinada pelo quociente eleitoral.

Caso o novo modelo distrital misto seja aprovado será misturado o sistema distrital e o majoritário. O estado e o município seriam divididos em distritos. Em cada distrito, o eleitor vota duas vezes: uma no candidato e outra nas listas de candidatos previamente elaborada pelos partidos.

A metade das vagas vai para os candidatos eleitos por maioria simples. A outra metade é preenchida conforme o quociente eleitoral pelos candidatos da lista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp