Política

PSDB tira relator pró-Temer da vaga do partido na CCJ

Agência Câmara
Andrada, no entanto, pode continuar no colegiado se for indicado por outra legenda  |   Bnews - Divulgação Agência Câmara

Publicado em 05/10/2017, às 14h36   Luiz Fernando Lima



A liderança do PSDB na Câmara dos Deputados resolveu retirar Bonifácio de Andrada (MG) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O tucano de Minas Gerais foi escolhido relator do pedido de abertura de processo contra o presidente Michel Temer (PMDB) por obstrução de Justiça e organização criminosa.

O ofício informando o presidente da CCJ da destituição de Andrada já está pronto, mas ainda não foi entregue ao presidente do colegiado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG). Os tucanos pressionaram o correligionário governista a abrir mão da relatoria ou da cadeira na CCJ, como Andrada optou por apoiar declaradamente Michel Temer a decisão foi tomada.

Embora Andrada seja retirado de uma das cadeiras destinadas ao PSDB no colegiado, o deputado pode continuar fazendo parte da comissão. Isto porque, as vagas são de indicação de blocos partidários ou partidos e neste sentido é possível que outra legenda da base de Temer o indique na lugar de um de seus representantes.

Isso quer dizer que o PMDB ou PP ou PR pode substituir um deputado por Andrada. Não há necessidade de a indicação ser do partido. Contudo, o parlamentar de Minas Gerais passa a ser um “estranho no ninho tucano”. A consequência deste ambiente pode ser a expulsão ou inviabilização do relator para continuar do PSDB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp