Política

Após sofrer representação no MP-BA, Herzem Gusmão chama Solla de "derrotado"

Reprodução // Bocão News
Deputado pede investigação de improbidade administrativa pela situação da saúde do município   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Bocão News

Publicado em 09/11/2017, às 14h03   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB) rebateu as críticas feitas pelo deputado federal Jorge Solla (PT), que ingressou com representação no Ministério Público da Bahia solicitando investigação da prática de crime de improbidade administrativa pela situação da saúde do município. 

Como provas, o parlamentar anexou fotografias que demonstram a perda de medicamentos por vencimento da validade, a suspensão do funcionamento de três das cinco ambulâncias do SAMU por falta de manutenção e o descarte ilegal de lixo hospitalar – colocando em risco a vida da população. 

Ao BNews, Herzem se defendeu: "em dez meses, nós encontramos em Vitória da Conquista um verdadeiro caos. A anteção básica, fudamental pra promover o equilíbrio do atendimento médico-hospitalar, tem menos de 40% de cobertura. Isso gerou problemas enormes", afirmou.

A denúncia destaca: “resta saber os verdadeiros motivos e o tamanho do descaso com a saúde pública e penalizar o Senhor Prefeito pelas omissões reiteradas”. Outro trecho da representação pede abertura de inquérito civil, solicita averiguação de “a) omissões por parte do Prefeito Municipal de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão Pereira; b) prejuízos ao erário; c) malversação de dinheiro público; d) danos ao meio ambiente, em virtude do não descarte adequado de rejeitos contaminantes; e) danos e riscos à saúde pública”.

Sobre as denúncias, o prefeito enfatizou: "nós recebemos o Hospital da Criança com 48 pontos de goteiras, inclusive no centro cirúrgico e berçario. Em apenas dez meses, fizemos parceria com o Hospital Samur e implantamos uma unidade para cirurgias oncológicas e radioterapia. Estive há 30 dais com o secretário Fábio Villas Boas e ele disse que o grande problema é que as pessoas que ficam superlotando os hospitais são por causa do pé diabético. Ele pediu que implantássemos uma unidade para tratamento de feridas para quem tem o pé diabédico e nós estamos implantando para entregar em novembro", completou.

Em sua denúncia, Solla afirma: “empenhamos muito esforço para construir uma rede de serviços de saúde em Conquista. Pude fazer parte desta história como secretário municipal e estadual. Não vou assistir calado o desmonte de serviços que construímos ao longo de décadas de trabalho. O SAMU nasceu em Conquista e pude levar essa experiência para o Ministério da Saúde, é triste ver a situação que hoje se encontra. É preciso que o prefeito seja cobrado pela Justiça para que tenha responsabilidade com as suas atitudes".

Questionado sobre as denúncias, em especial em relação aos remédios fora da validade supostamente descartados indevidamente, Herzem disse desconhecer o fato e enfatizou: "desafio a quem denunciou provar o que está falando. O deputado está fazendo um desserviço  para a cidade. Já se foi o tempo em que Conquista tinha grandes deputados em defesa da cidade. Agora só tem essas denúncias infundadas".

Por fim, Gusmão retribuiu o ataque sofrido pelo petista: "não vai prosperar a tentativa do derrotado Jorge Solla. Ele não está satisfeito com o resultado das eleições e faz pronunciamentos infelizes na Câmara, quando deveria estar em defesa da Bahia".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp