Política

Fábio Vilas Boas critica dumping na importação de insulina e reitera defesa por produção nacional

Arquivo BNews
Trabalho realizado na Bahiafarma deve atender metade do mercado no Brasil  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 13/11/2017, às 23h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, reiterou críticas sobre a prática de dumping ((venda de produtos com preço abaixo de mercado) na importação de insulina usada no Sistema Único de Saúde por dois dos 14 milhões de brasileiros diabéticos, o que retarda os investimentos para o desenvolvimento da produção nacional. 

“O acesso à insulina é um direito humano. Há dez anos o governo brasileiro vem tentando tornar o país independente das multinacionais que controlam o mercado internacional e, consequentemente derrubar o preço praticado no país. Dominar a tecnologia de fabricação dessa substancia tornou-se questão de segurança nacional”. 

Atualmente este mercado milionário está concentrado em algumas corporações internacionais, composto pela dinamarquesa Novo Nordisk, a norte americana Eli Lilly e a francesa Sanofi.

Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que trabalha para não permitir que a prática de dumping “impeça” o Brasil de deter a tecnologia de produção própria de insulina.

Através de um programa de Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP), o ministro acredita ser possível estimular a produção no Brasil. Uma das parcerias foi firmada entre a empresa Indar e a Bahiafarma, que é um laboratório público do governo da Bahia, que ficarão com metade do mercado.  A outra metade será atendida a partir da parceria entre a empresa Biomm e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), do governo de Minas Gerais.

“São duas PDPs para insulina que eu espero que prosperem. Nós temos interesse na produção local de medicamentos e faremos o possível para apoiar. Se protocolarem uma contraproposta, isso serve de balizamento para os acordos feitos, para os preços praticados na PDP”, afirmou Ricardo Barros.

“A reação firme do governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, ao defender a PDP de insulina, aliado ao trabalho profissional que vem sendo conduzido pela Bahiafarma, com o apoio irrestrito do governo da Bahia, garantirão todas as condições para que esse projeto siga em frente e vença todas as barreiras que têm se erguido à concretização dessa conquista do povo brasileiro”, acrescentou Fábio Vilas Boas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp