Política

Vereadores repudiam cancelamento de exibição de filme de Olavo de Carvalho na Ufba

Reprodução
Aleluia e Leite se manifestaram essa semana sobre o assunto   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 15/11/2017, às 21h30   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Após a confusão generalizada na Ufba na última segunda-feira e a proibição do reitor José Carlos Sales que impossibilitaram a exibição do filme “O Jardim das Aflições” do filósofo da direita Olavo de Carvalho, os vereadores de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) e César Leite (PSDB) resolveram entrar no tema. 

O democrata, defensor do núcleo da direita política, numa forma de revidar as manifestações esquerdistas na Ufba, ingressou com uma moção de repúdio na Câmara de Salvador contra partidos e entidades como PSTU, PCO e CUT, tidos por testemunhas como responsáveis pela confusão na segunda-feira. 

O líder do DEM anunciou que apresentará um requerimento para que o filme seja exibido no auditório do Centro de Cultura da Câmara. "O incômodo e a violência da esquerda ocorrem pelo fato de perceberem que perderam a hegemonia no discurso. Mas, para evitar que quem deseja assistir ao filme seja agredido, pedirei oficialmente reforço da Guarda Municipal", disse.

Já o tucano, de acordo com uma postagem feita em suas redes sociais, pediu a instauração de uma investigação contra o reitor da Ufba pela proibição da exibição.  “O reitor não tem esse poder. Ele não pode exercer esse poder dentro da universidade de forma pessoal, porque quer ou o partido dele, por ser comunista, deseja”, afirmou em vídeo na sua página do Facebook. 

Salles já havia se manifestado que não praticou censura e só restringiu a exibição por questões de segurança por saber da possibilidade de conflitos entre grupos partidários. 

Matéria relacionada

Exibição de filme termina em socos e pontapés entre estudantes e militantes na UFBA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp