Política

Projeto Escola Cultural chega a Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano

Aparecido Silva
As escolas estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, audiovisual, literatura, inovação e empreendedorismo  |   Bnews - Divulgação Aparecido Silva

Publicado em 17/11/2017, às 15h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa participou, na tarde desta sexta-feira (17), do ato de instalação da Escola Cultural no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Extremo Sul, localizada na Avenida Beira Vale, no bairro Jardim Caraípe, na cidade de Teixeira de Freitas.

O projeto, que reúne atividades em áreas como dança, arte literária, música e audiovisual faz parte do Programa Educar para Transformar e é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.

Em conversa com o BNews, o secretário Carlos Martins, titular da SJDHDS, falou sobre o projeto.  "No nosso entendimento, esse é um programa que está dentro do contexto da prevenção da violência. Porque oferecemos aos jovens, além da educação formal, novas linguagens. Entre elas: a música, a literatura, o audiovisual, que fazem com que o jovem se desperte para a cultura e para a arte como forma de oportunidade para formação e geração de emprego e renda", disse Martins.

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, também falou à reportagem sobre a chegada do projeto a Teixeira de Freitas. "Esse é mais um passo que a gente tem adotado na rede como um todo. O que implantamos aqui, estamos lançando em todos os territórios e é uma prática que acontece nas mil e trezentas escolas da rede. Todas escolas tem as linguagens e todo um projeto estruturante, trabalham com ciência, arte, música, dança, audiovisual", elencou Pinheiro.

"Esse momento da escola cultural estamos aproveitando para fazer um outro link, que é a escola interagindo com o território e o território interagindo com a escola", afirmou o secretário.

Lançado em julho deste ano, o projeto já foi implantado em Itabuna, Gandu, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, envolvendo unidades escolares em 85 municípios e potencializando os projetos artísticos e culturais já existentes e fomentando novas atividades.

As escolas estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, audiovisual, literatura, inovação e empreendedorismo, entre outros. Seu principal objetivo é promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do território de identidade onde está inserida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp