Política

Bira Corôa admite problemas na Saúde de Camaçari

Publicado em 01/09/2011, às 15h29   Luiz Fernando



O deputado estadual Bira Corôa (PT) apoiou a decisão do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) de reconduzir ao cargo de secretário da Saúde, Camilo Pinto de Faria Lima, que havia sido exonerado pela vice-prefeita Tereza Gifoni (PSDB), quando esta assumiu o comando da cidade durante uma viagem de Caetano à Europa.

De acordo com o parlamentar, a atitude de Tereza foi intempestiva. “Pela posição de prefeita interina não deveria ter ido por este caminho. Até acho que ela tenha detectado algumas falhas, mas poderia ter feito um bom relatório de tudo e entregado nas mãos do prefeito”, avaliou.

Tereza passou mais de dez dias como prefeita. Ela, que é pré-candidata pelo PSDB, aproveitou a ausência de Caetano para arregaçar as mangas em visitas a diversos postos de saúde da cidade. A tucana também é médica, bateu, portanto, onde mais conhecimento técnico tem.

A doutora Tereza, como é conhecida no município, registrou irregularidades que vão desde medicamentos vencidos até falta de profissionais. Segundo ela, as filas e os desmandos foram tantos que só restou a opção de exonerar.

O deputado petista defende o correligionário, mas admite a existência de problemas na saúde. “A opinião pública se posiciona sobre esta questão. Alguns postos realmente estão com o atendimento que não é o ideal”.

Para Bira, a prerrogativa de nomear ou exonerar secretários é do prefeito, sendo precipitado da parte da interina fazer o que fez. No entanto, o petista diz que é preciso refletir sobre os problemas e adotar as medidas necessárias para corrigir o que está fora do eixo.

Tereza também dividiu o seu curto tempo à frente da prefeitura com as denúncias no campo da educação. Chegou a dizer que se tudo estivesse tão ruim quanto parecia o secretário Luiz Valter Lima seria exonerado. Depois recuou.

A tucana apresentou um relatório com o que foi identificado de errado. Falta de ventilador, tetos de salas de aula quebrados, falta de material didático, salas de informática sem computadores e servindo de depósito de materiais. O problema maior vem da administração. A secretaria responsável pelos investimentos na cidade.

Questionado sobre a sucessão, Bira confirmou que tenta costurar a sua candidatura. Segundo ele, ainda é possível viabilizar o seu nome. O problema é a resistência do prefeito Caetano, que já anunciou apoio ao atual secretário de administração, Ademar Delgado.

O partido ainda não consolidou um nome. Na verdade, o PT realiza congresso no próximo final de semana em Brasília. Lá devem ser traçadas as estratégias para as campanhas nas prefeituras e câmaras Brasil a fora.

A expectativa é de que as prévias sejam evitadas, mas, se o histórico do partido prevalecer, em Camaçari a disputa vai ser voto a voto.

Matérias realcionadas:
Caetano confirma secretário da Saúde no cargo

Caetano antecipa retorno da Europa após semana de mudanças em Camaçari

Tereza Gifoni faz “faxina” em Camaçari


Fotos: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp