Política

Sesab rebate declaração de Tia Eron sobre falta de assistência às crianças com microcefalia

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/12/2017, às 16h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a secretaria de Promoção Social, deputada federal licenciada, Tia Eron (PRB), acusar o governo do Estado de não dar assistência às crianças com microcefalia.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), rebateu a fala dizendo que Eron não está bem informada. De acordo com o órgão, o Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), é referência na assistência às pessoas com deficiência auditiva, física e intelectual.

Veja a nota na integra:

É lamentável que a secretária de Promoção Social de Salvador, Tia Eron, não esteja bem informada quanto aos serviços desenvolvidos pelo Governo do Estado em relação às crianças com síndrome congênita associada a infecção pelo Zika Vírus, anteriormente denominada microcefalia. O Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), por exemplo, é referência na assistência às pessoas com deficiência auditiva, física e intelectual. A unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) possui equipe multiprofissional e atende mais de 90 crianças com microcefalia, sendo a instituição com o maior número de pacientes da Bahia.

O modelo de atendimento do Cepred, na intervenção precoce às crianças com microcefalia, foi apresentado na 1ª Feira de Soluções para a Saúde em agosto deste ano, evento internacional sobre produtos e serviços voltados para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya. Na oportunidade, a experiência exitosa também foi apresentada no Seminário Internacional da Unicef: Zika e Infância.

Para além desse serviço, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, também atende pacientes com diagnóstico de microcefalia associada à Zika. A partir das evidências obtidas desde 2015, o HGRS – que é o maior hospital público do Norte e Nordeste – passou a ser reconhecido mundialmente por publicações científicas em conceituadas revistas internacionais. Isso foi possível também pela parceria com instituições como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Evandro Chagas e universidades do Texas e Yale.

A instituição participa, ainda, do ZIP Study (Zika in Infants and Pregnancy), um estudo internacional de corte, prospectivo, observacional do Zika em crianças e gestantes. O projeto é realizado na Mansão do Caminho com apoio do HGRS para os casos de alto risco e intercorrência na área materno-infantil.

Além do ambulatório de pré-natal de alto risco e dos trabalhos na maternidade e unidades de terapia intensiva, o Hospital Geral Roberto Santos oferece assistência oftalmológica e neuropediátrica especializadas para os casos de zika. No ambulatório de multiespecialidades, as crianças nascidas no HGRS podem contar com profissionais de terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia e enfermagem. As famílias recebem visitas domiciliares da equipe para observação e auxílio no desenvolvimento dos bebês.

Entendendo a relevância da questão, o Governo do Estado criou há dois anos uma rede estadual de atendimento a estes pacientes. São eles:

1. Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências - Salvador;

2. Hospital Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) - Salvador;

3. Hospital Geral Roberto Santos - Salvador

4. Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) - Salvador;

5. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Salvador) - Salvador;

6. Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR) - Salvador;

7. Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva - Vitória da Conquista;

8. Centro Municipal de Reabilitação (CEMUR) - Itaberaba;

9. Centro de Reabilitação Física Mãe Maria (CRFMM) - Teixeira de Freitas;

10. Associação Pestalozzi de Alagoinhas - Alagoinhas;

11. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Itapetinga) - Itapetinga;

12. Centro Multiprofissional de Reabilitação Física de Camaçari (CEMPRE);

13. Núcleo Municipal de Prevenção e Reabilitação Física de Jequié (NUPREJ) - Jequié;

14. Núcleo de Atenção Especializada (NAE) - Ilhéus;

15. Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) - Itabuna;

16. Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) - Juazeiro;

17. Centro de Prevenção e Reabilitação do Oeste (CEPROESTE) - Barreiras;

18. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Feira de Santana) - Feira de Santana;

O Governo do Estado possui o Sistema de Agendamento Digital (SAD) que tem por objetivo facilitar o agendamento de exames para crianças diagnosticadas com microcefalia. Cabe ressaltar que a administração do mesmo é exclusiva da Sesab. Para cada estabelecimento de saúde da rede de assistência à criança com microcefalia é criado o perfil de usuário, o qual possibilita o acompanhamento e registro dos exames realizados. Para a realização do agendamento, a Sesab criou um canal de comunicação gratuita por meio de um Call Center: 0800 071 3535 “.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp