Política

Juiz nega pedido de Maluf para que perito contratado faça avaliação médica

Reprodução
Deputado foi preso na semana passada e a defesa alega problemas de saúde  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/12/2017, às 15h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, negou nesta terça-feira (26) o pedido do deputado Paulo Maluf (PP-SP) para que um perito contratado pela defesa fizesse a avaliação médica do parlamentar.

Maluf está preso em Brasília, no Complexo Penitenciário da Papuda, desde a semana passada, quando foi transferido de São Paulo para a capital pela Polícia Federal.

A defesa alega que ele sofre de problemas de saúde e tem pedido para a prisão ser convertida em domiciliar.

"O pedido [sobre a perícia contratada] não merece acolhimento. [...] Este jduízo já havia autorizado a indicação de assistente técnico para acompanhar a perícia, que seria realizada no mesmo dia, circunstância que já era de conhecimento dos nobres advogados", escreveu Macacari na decisão.

"Contudo, mesmo sabedora da urgência do caso e da realização da perícia naquela data, achou por bem a Defesa indicar assistentes técnicos da cidade de Taquara, estado do Rio Grande do Sul, o que, como era de se esperar, impossibilitou sua chegada em tempo de acompanhar o trabalho dos peritos oficiais", acrescentou.

Maluf deverá passar por uma perícia complementar ainda nesta terça (26). A defesa queria que o médico Sami El Jundi participasse da nova avaliação para examinar pessoalmente o deputado e avaliar o local onde ele está preso.

À GloboNews, o advogado de Maluf, Antonio Carlos de Almeida Castro, avaliou que a decisão de Macacari é "lamentável" e "fere o direito da ampla defesa".

Para o advogado, a decisão fere, ainda, "o direito do réu de ser submetido a um procedimento médico por um profissional de sua confiança"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp