Política

Projeto dos cartórios pode ser vetado por Wagner

Imagem Projeto dos cartórios pode ser vetado por Wagner
Tribunal de Justiça tenta convencer o governador de que a privatização é inconstitucional  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/09/2011, às 07h44   Redação Bocão News



O governador Jaques Wagner sinalizou para a possibilidade de vetar o projeto aprovado pelos deputados que determina a privatização dos cartórios extrajudiciais da Bahia. De acordo com informações de A Tarde, o chefe do Executivo estadual se reunião com a presidente do Tribunal de Justiça, Telma Brito, às portas fechadas,  que é declaradamente contrária ao modelo de privatização estabelecido em comunhão pelos parlamentares e sidicato dos servidores.

Desde a aprovação, a presidente do TJ anunciou que o projeto continha problemas que o e colocavam na condição de inconstitucional. O interessante neste processo é que o projeto ficou mais de dois tramitando na Casa legislativa e contou com a participação de deputados governistas e oposicionistas na formulação, algo raro na atual legislatura.

O relator do projeto, Zé Raimundo (PT), foi bastante elogiado pelos pares, incluindo os da oposição, por ter ouvido e acatado as emendas (sugestões de alterações) ao projeto. Caso seja vetado pelo governador, o projeto votla ao Legislativo, que tem autonomia, em tese, para derrubar o veto de Wagner e empurrar o projeto.

Segundo apurou o impresso baiano, os deputados Marcelo Nilo  (presidente) e Zé Neto (líder do governo) disseram que estão tranquilos e que não acreditam no veto.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também falou em que equivocos no projeto. Agora, a batalha é judicial. Enquanto o Judiciário tenta convencer o Executivo, o Legislativo aguarda a decisão.

A população, a despeito do imbróglio entre os poderes, aguarda ansiosa por mudanças.

Foto: Aristeu Chagas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp