Política

Líder do PP na Câmara critica Meirelles por mudança de estatuto da Caixa Econômica

Jornal de Alagoas
Novas regras limitam as indicações políticas para a diretoria do banco  |   Bnews - Divulgação Jornal de Alagoas

Publicado em 19/01/2018, às 17h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do PP na Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (AL),  criticou o ministro da Fazenda Henrique Meirelles por conta da aprovação do novo estatuto da Caixa Econômica Federal, que limita as indicações políticas para a diretoria do banco.
Conforme o colunista do G1, Gerson Camarotti, o deputado atacou o movimento da equipe econômica e disse que, na avaliação dele, a medida vai inviabilizar a aprovação da reforma da Previdência. "Isso mostra a vontade do Ministério da Fazenda e do Banco Central para tomar o comando da Caixa. Eles querem é demonizar a política. Qual o país do mundo vive sem política?", questionou o deputado Arthur Lira (AL). "E esse Conselho de Administração é indicado por quem? É indicado pelo Ministério da Fazenda, pela equipe econômica", completou. 


Nesta sexta-feira (19), a assembleia geral da Caixa Econômica Federal aprovou o novo estatuto, onde o conselho de administração passa a ter a prerrogativa de mudar a direção do banco. A aprovação se deu na semana em que quatro dos 12 diretores da instituição, indicados por partidos da base aliada do governo Temer, foram afastados de suas funções por suspeitas de irregularidades. 


Em seguida, Lira atacou diretamente o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. "E o Meirelles está na Fazenda por que fez concurso? Ele foi uma indicação política. A única coisa que ele fez foi disputar um mandato de deputado federal por Goiás, comprando voto numa cidade do Tocantins", disparou o líder do PP.


Ainda conforme o parlamentar, diante do atual cenário, o governo não vai conseguir aprovar a reforma da Previdência. "Quem quer aprovar a reforma da Previdência não faz uma coisa dessa", observou. Gilberto Occhi, atual presidente da Caixa foi indicado pelo PP.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp