Política

Sesab anuncia construção de UPA e instalação de unidade materno-infantil em Ilhéus

Reprodução
Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, ações vão ajudar na rede de urgência e emergência no município  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/01/2018, às 22h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou nesta sexta-feira (19) que firmou parceria com a prefeitura de Ilhéus para a abertura de duas unidades de urgência e emergência, com funcionamento 24 horas. O governo deve ceder cerca de 200 profissionais de saúde para auxiliar a rede de atenção do município, e também pretende construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Malhado, e iniciar em março a reforma e ampliação do hospital Regional Luiz Viana Filho, que será transformado em uma unidade materno-infantil.

Entre outras as ações, está a instalação de uma unidade de emergência onde hoje funciona a policlínica Municipal Halil Medauar. 

“A unidade será reformada e totalmente equipada, incluindo uma sala de suporte avançado de vida. O funcionamento será 24 horas para pacientes clínicos e pequenos procedimentos cirúrgicos, com servidores estaduais cedidos pela Sesab”, garantiu o secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas, ao pontuar que o atual pronto atendimento da zona sul terá a equipe reforçada, com pediatras e ortopedistas, além de novos equipamentos. 

De acordo com Vilas-Boas, o governo manifestou apoio financeiro ao município na conclusão das reformas de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão fechadas.

O secretário declarou que serão investidos cerca de R$ 14 milhões entre obras e equipamentos para transformar o hospital Regional Luiz Viana Filho em uma maternidade de referência de alto risco. “Ele contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico”, complementou.

Outra novidade é a construção de uma UPA no município. “O processo de implantação está em fase avançada, visto que os recursos do Ministério da Saúde estão garantidos. O prazo para conclusão é de um ano”, detalha Vilas-Boas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp