Política

"É mais um sintoma da falta de atenção do Governo com a saúde pública"

Imagem "É mais um sintoma da falta de atenção do Governo com a saúde pública"
Antônio Imbassahy (PSDB) critica a falta de prevenção no combate à Meningite  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/09/2011, às 09h50   Caroline Gois




MENINGITE. Três mortes e quatro internados, sendo um em estado grave, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os casos, registrados no último fim de semana durante festa no Complexo de Saúipe, na Linha Verde, Baha, deixa a população apreensiva e com medo de um possível surto da doença.

Para o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB), o que gera este sintoma seria a falta de atenção do Governo com a saúde pública. "Não há qualidade da aplicação do dinheiro público e com isso, não se faz prevenção", pontua.

Imbassahy coloca ainda que o Governo costuma tranferir as responsabilidades para a população. "O Governo do Estado adora transferir responsabilidades. Com isso, cria campanhas que não são verídicas e que, não tem o propósito de informar aos cidadãos sobre os eventuais riscos das doenças", ressalta.

O deputado acredita que esta situação vem reforçar a imagem negativa que a Bahia está construindo lá fora. " Mais uma vez, a Bahia vem ocupar uma postura ruim no cenário nacional", completa.

O presidente do DEM, José Carlos Aleluia, enviou uma nota à imprensa para cobrar do Estado mais responsabilidade com um possível surto de meningite C na região de Sauípe. “A Secretaria Estadual de Saúde diz que tomou medidas de prevenção, mas os trabalhadores do complexo negam os devidos cuidados anunciados pela Sesab”, declara.

Aleluia considera que a atitude de um governo responsável seria suspender o evento até que fosse solucionado o problema do surto. “Dessa forma se evitaria o risco de contagiar as milhares de pessoas que estiveram em Costa do Sauípe para se divertir e, sem saber, ficaram expostas à doença”, disse.  

Em nota, a Sesab também informa que todos os casos foram registrados em funcionários do Complexo Hoteleiro de Sauípe e que nenhuma ocorrência foi registrada entre os hóspedes dos hotéis que integram o referido complexo e outros moradores da região.

A partir do conhecimento do primeiro caso, no domingo passado (04), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios iniciaram a quimioprofilaxia para todas as pessoas que tiveram contato direto com os trabalhadores que apresentaram os sintomas da
doença, tanto no ambiente de trabalho como no domiciliar.

Cerca de 1.800 pessoas receberam a medicação e nenhum novo caso ocorreu nas últimas 24h. Como medida complementar, a administração do Complexo Hoteleiro Sauípe, está programando para os próximos dias, a vacinação
de todos os funcionários.

Em 2010, o Governo do Estado investiu mais de R$ 45 milhões para vacinar as crianças baianas menores de cinco anos e, em Salvador, jovens e adolescentes (10 a 24 anos). De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bahia registra em 2011 uma redução de cerca de 30% no número de casos de meningite do tipo C em comparação ao ano anterior.

A Sesab explica que em todos os postos de saúde pública vacinas contra a meningite são aplicadas gratuitamente a crinaças de até 2 anos. Em clínicas particulares a vacina pode ser aplicada a pessoas de qualquer idade a partir do pagamento de uma taxe, no valor de R$ 100.

Porto Seguro - Em novembro de 2009, quatro pessoas morreram  de meningite meningocócica, depois de terem contraído a doença em Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro,a  709 km de Salvador. Todas as quatro vítimas - Luan Vinhas Santos, 17 anos, Tailon Matos, 19, Ana Lúcia Teles, 29 e Guilherme Ambrósio, 28, estavam participando de um show na região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp