Política

Leonelli volta a defender Lídice em chapa e diz esperar que Rui não cometa “erros”

Gilberto Júnior/BNews
O socialista diz que sabe ser uma “decisão difícil para o governador Rui Costa”, mas que “Lídice representa a história e as origens do próprio Rui”  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 09/06/2018, às 11h39   Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário-geral do PSB na Bahia, Domingos Leonelli, escreveu um texto em que, mais uma vez, defende a presença da senadora Lídice da Mata na chapa do governador Rui Costa (PT). O socialista diz que sabe ser uma “decisão difícil para o governador Rui Costa”, mas que “Lídice representa a história e as origens do próprio Rui”. 

“Tem toda uma trajetória construída na esquerda. Líder estudantil, vereadora, deputada constituinte, prefeita de Salvador, deputada estadual, deputada federal e senadora. Sempre com mandatos radicalmente vinculados aos bairros populares, às escolas e universidades, aos sindicatos dos trabalhadores. Aos movimentos sociais das mulheres, dos negros, do LGBT. E tanto representou bem esses setores que na última pesquisa em que teve seu nome incluído obteve mais de 26% das preferências logo abaixo do ex-governador Jaques Wagner com 36%”, argumenta.

Leonelli diz ainda que a candidatura do deputado Angelo Coronel (PSD) é “respeitável”, mas que o pessedista teve “na mesma pesquisa acima referida pouco mais de 3%. Uma diferença de 23% em favor de Lídice”. 

“Ao contrário de Lídice, Coronel teve uma trajetória parlamentar liga ao centro. E colocou-se sob a liderança do senador Otto Alencar que segundo Wagner era o melhor jogador do carlismo que veio para o nosso lado. E foi muito bem recebido por todos nós. [...] O problema é que, aceitando a infantilização da política com metáforas de times, Otto está passando de bom jogador a técnico”, prossegue. “E aí vem o primeiro erro que Rui pode cometer: consagrar esta hegemonia pleiteada habilmente pelo ex-carlista”. 

Ainda segundo Leonelli, “o segundo erro que Rui pode vir a cometer se decidir por Coronel é a tentação que todo governante tem de testar o seu prestigio elegendo uma pessoa desconhecida do grande público. Diferente da escolha do próprio Rui como candidato, Coronel não tem a mesma história que unia Wagner e Rui. A mesma identidade, a mesma trajetória que possibilitou a Wagner dizer que Rui seria um governador melhor que ele próprio. Rui poderá dizer que Coronel será melhor senador que Lídice? Com todo o respeito ao deputado Ângelo Coronel, creio que não”, completa.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp