Política

ACM Neto veta homenagem a Mestre Didi em nome de viaduto

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/06/2018, às 16h30   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

O viaduto localizado próximo ao Senai/Cimatec na Avenida Orlando Dias, em Salvador, que passaria a se chamar “Viaduto Mestre Didi” foi vetado pelo prefeito ACM Neto (DEM). A votação da matéria foi realizada neste segunda-feira (11) na Câmara de Vereadores de Salvador. A pauta recebeu oito votos contrários, mas foi aprovada pela maioria.

O projeto de lei é de autoria do vereador Edvaldo Brito (PSD) e desde o fim do ano passado, o viaduto era conhecido por este nome. No entanto precisava ser “oficializado” pela prefeitura. Em dezembro de 2017, o governo do Estado “nomeou” o viaduto em homenagem ao centenário do sacerdote. A construção da avenida e todos os equipamentos foi de responsabilidade do governo estadual. 

Ao justificar o veto, o prefeito afirma que “reconhece o mérito da homenagem a Mestre Didi”, mas “a proposta está em desacordo com a legislação municipal, pois já existe no município um logradouro com seu nome”. Contudo, os vereadores que votaram contra o veto, como a edil aladilce Souza (PCdoB) “não considera um viaduto como logradouro”.

Mestre Didi foi escritor, artista plástico, além de sacerdote. Lutava pela defesa e preservação da cultura de matriz africana. Ele morreu em 2013, aos 95 anos, vítima de falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer. O sacerdote chegou a coordenar o Conselho Religioso do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp