Política

Dilma recua e muda concessão de rodovia

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Modelo de privatização foi executado pela presidente quando ela era ministra da Casa Civil, em 2007  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/10/2011, às 13h56   Redação Bocão News


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O governo federal modificou o modelo de privatização de rodovias executado pela presidente Dilma Rousseff quando ela era ministra da Casa Civil, em 2007. É o que informa a reportagem da Folha publicada neste domingo (2). A então ministra conduziu a privatização de sete lotes de estradas --a chamada 2ª fase da desestatização. 

Ainda segundo a publicação, o modelo Dilma, explorado fartamente na campanha eleitoral de 2010, conseguiu obter contratos com baixos preços de pedágio e cronogramas curtos na entrega de grandes obras.

Mas a fórmula não deu certo e resultou em sucessivos atrasos nas obras obrigatórias, protestos de usuários e ações do Ministério Público Federal contra a demora na melhoria das estradas. A mudança veio neste mês, quando a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou a concessão dos 475,9 km da BR-101 que cortam o Espírito Santo.

Ao contrário dos editais anteriores, o da BR-101/ES elimina grandes obras nos primeiros anos de concessão. A concessionária terá até 23 anos para entregar a duplicação de 418 km da estrada. Até 2022, precisam ficar prontos somente 207 km de duplicação. Um trecho de 35 km só precisa estar concluído por volta de 2035.


Folhapress

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