Política

Jac Motors vai instalar fábrica na Bahia

Publicado em 07/10/2011, às 08h39   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp


A montadora chinesa Jac Motors - como é mais conhecida, vai anunciar nesta sexta-feira (07), segundo a Coluna de Levi Vasconcelos/ Jornal A Tarde - que já está tudo pronto para instalar a fábrica brasileira na Bahia.

Em nota pública, a empresa - que produz carros completíssimos a custo médio de R$ 40 mil - já protocolou o projeto de instalação ao Ministério da Indústria e Comércio e que os entendimentos com o governador Jaques Wagner "já estão avançados".

Ainda segundo Levi, para bater o martelo, a JAC quer que o governo federal baixe as alíquotas do IPI sobre produtos importados, recentemente elevadas justamente para frear o comércio deste segmento.

O anúncio - que será feito nacionalmente - é para mostrar ao governo que o projeto é sério e não há artifício para vender carros e depois sair de cena.

O projeto da Jac em Camaçari prevê investimentos na ordem dos R$ 900 milhões. A previsão é que fabrique 100 mil unidades por ano, gerando três mil empregos diretos e cinco mil indiretos. No Brasil, a empresa é representada pelo grupo SHC, sob o comando do empresário Sérgio Habib - ex-presidente da Citroen Brasil.

Entre os grandes - Wagner está operando em linha direta com Dilma para garantir a fábrica na Bahia. O governador Wagner embarcou anteontem para a Itália, onde fica até sábado, para se encontrar com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

E a Nissan? Após admitir que os japoneses da Nissan queriam incentivos fiscais federais para se instalar na Bahia e que ele não podia fazer nada, Jaques Wagner  - deu munição para a oposição.

Na terça, na Câmara, ACM Neto lembrou que a Ford está na Bahia em função da incompetência do governo do PT no Rio Grande do Sul.

Neto ainda reforçou: "O PT que antes fazia mal ao Rio Grande do Sul - perdendo fábricas, hoje faz mal à Bahia, também perdendo fábricas".







Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp