Política

Itapebi: MP quer que prefeito exonere parentes da sua esposa de cargos na prefeitura

Arnaldo Alves/Itapebi Acontece/Reprodução
Três parentes da primeira-dama foram nomeados em cargos comissionados na gestão  |   Bnews - Divulgação Arnaldo Alves/Itapebi Acontece/Reprodução

Publicado em 27/09/2018, às 09h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) expediu uma recomendação ao prefeito de Itapebi, Juarez da Silva Oliveira, para que ele exonere Jaones Botelho, Isan do Nascimento Botelho, Mércia Botelho da Silva Bonfim e Leonardo Botelho, respectivamente, dos cargos de secretário de Finanças, procurador-geral do Município, secretária adjunta de Assistência Social e coordenador de Defesa Civil.

De acordo com o documento assinado pelo promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias, todos são parentes da esposa do prefeito, Jairene Botelho da Silva Oliveira, e as nomeações deles aos cargos configuram caso de nepotismo.

Segundo a recomendação, Jaones Botelho é irmão da esposa do prefeito e Isan, Mércia e Leonardo Botelho sobrinhos dela. O promotor Dinalmari Mendonça aponta que Jaones não comprovou habilitação técnica para justificar sua nomeação ao cargo. Já Mércia e Leonardo, como parentes de Jairene Botelho, não poderiam ter assumido os cargos comissionados, nos quais não importa se há ou não qualificação técnica para a configuração do nepotismo, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por esses mesmos motivos, configurou nepotismo a nomeação de Isan Botelho. Além disso, o promotor pontuou que a nomeação é irregular porque o cargo de procurador-geral do município foi definido em lei municipal como agente político, quando a Constituição Federal classifica como agente político no âmbito municipal apenas os cargos de prefeito e secretários municipais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags