Política

Governo brasileiro vai doar 25 carros de combate ao Uruguai

Carlos Luis M C da Cruz/Museu Militar Conde de Linhares
Bnews - Divulgação Carlos Luis M C da Cruz/Museu Militar Conde de Linhares

Publicado em 30/09/2018, às 21h30   Agência Senado


FacebookTwitterWhatsApp

O governo brasileiro vai doar 25 viaturas blindadas e carros de combate do Exército ao Uruguai. A operação está sendo regulada pela Lei 13.720, sancionada pelo presidente Michel Temer (MDB) e publicada nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU).

O Congresso Nacional autorizou a doação com a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 91/2018. A norma condiciona a liberação dos veículos de combate à autorização prévia do governo dos Estados Unidos, exigida para transferência do Certificado de Usuário Final.

O Exército brasileiro dispõe de 152 carros de combate VBC CC-M41, comprados dos Estados Unidos com a condição de não serem transferidos sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano.

Ao justificar a doação, o Ministério da Defesa argumentou que sua concretização vai ajudar a estreitar os laços de cooperação militar entre Brasil e Uruguai. Os gastos com o transporte das viaturas até o Regimento de Cavalaria 3 em Rivera, no Uruguai, estão estimados em R$ 350 mil. As despesas decorrentes da transação serão custeadas com verbas do Ministério da Defesa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp