Política

"O primeiro suplente terá sempre a minha defesa", diz Prates sobre emenda polêmica

BNews/Vagner Souza
"A nossa defesa sobretudo será da democracia", diz presidente da CMS  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 24/10/2018, às 19h28   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Leo Prates (DEM) defendeu a emenda à Lei Orgânica do Município que libera vereador para ocupar cargos como deputado estadual, federal ou senador sem precisar renunciar ao posto eletivo conquistado no Legislativo soteropolitano. O texto foi aprovado na última segunda-feira (22).
"A nossa defesa sobretudo será da democracia. Não me parece justo que um suplente de deputado federal ou senador, como teve esse ano vereadores serem suplentes, e ter que chamar o segundo suplente porque o vereador não pode se licenciar para assumir um cargo importante", afirmou, em discurso na sessão plenária da Câmara Municipal de Salvador, nesta terça (24).
"Estamos defendendo a democracia. A democracia se faz com quem teve mais votos. O primeiro suplente terá sempre a minha defesa, porque ele teve o maior número de votos nas urnas", completou.
Antes, a lei determinava que o vereador teria que abrir mão da cadeira na Câmara para assumir outro posto. Com a aprovação da lei, um dos vereadores que podem usufruir da nova regra é Tiago Correia (PSDB). O tucano disputou a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mas ficou na suplência. Com a possibilidade de Prates, eleito deputado estadual, ocupar uma cadeira na gestão do prefeito ACM Neto, Correia poderia subir ao Legislativo estadual sem perder a cadeira na Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp